Congregar, vale a pena?

Congregar, vale a pena?

Por Rev. Celso Gibbs
3 min min de leitura
igrejacomunhãocongregarCorpo de Cristo

Vejo que a Palavra de Deus me convida a congregar, porém entendo que esse convite não me chama a uma mera tradição ou obrigação, mas a um convívio espiritual que manifesta o Corpo de Cristo entre os seres humanos.

Quando leio a Bíblia vejo que a união do Corpo de Cristo é fundamental para a comunhão, o encorajamento mútuo e a edificação uns dos outros.

(Hb. 10:25 NVI) Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.

O texto em tela me lembra que a igreja é uma prioridade, e que devo caminhar junto aos meus irmãos e irmãs para perseverar na fé. A igreja é o lugar onde posso compartilhar minhas alegrias e fardos, orar com os outros e aprender a servir coletivamente, refletindo a natureza de Cristo.

A igreja local deve ser o ambiente onde amo e sou amado fraternalmente, onde cuido e sou cuidado de maneira tangível. Logo, congregar deve me permitir viver a comunhão de verdade, onde sou e convivo com os outros membros do Corpo Vivo de Cristo.

(Ef. 4:16 NVI) Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

Percebam que o texto em apreço nos mostra que o meu crescimento é intrinsecamente ligado ao crescimento do corpo como um todo. Assim, a igreja me proporciona a oportunidade de exercer os meus dons espirituais para o benefício comum, sejam eles de ensino, de serviço, de exortação ou de misericórdia.

Ao congregar, sou fortalecido e capacitado para cumprir minha missão junto ao mundo e oferecer meu serviço ao Senhor, servindo Sua igreja. Dessa forma, a igreja biblicamente fundamentada também me protege e me capacita a enfrentar os desafios da jornada cristã.

(Ec. 4:12 NVI) Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.

A união e a interdependência me tornam mais forte. Ao congregar sou pastoreado, ensinado e corrigido em amor, o que me fortalece e ajuda a permanecer firme na fé.

A presença e o apoio de meus irmãos e irmãs na fé me energizam para resistir às tentações e perseverar nas tribulações. Por isso, a meu juízo, igreja não é apenas um lugar de culto, mas um centro de capacitação para minha vida cristã, onde eu e meus pares somos edificados, e juntos, glorificamos a Deus.

Por essas, e tantas outras razões, sim, vale a pena congregar.

;

Foto de Rev. Celso Gibbs

Congrego sim, para a glória de Deus,

Rev. Celso Gibbs

Instagram